quinta-feira, 1 de julho de 2021

Garoto de 12 anos é o mais novo da história a se tornar Grande Mestre do xadrez

 

Abhimanyu Mishra, novo Grande Mestre do xadrez (Crédito: Divulgação US Chess)


O norte-americano Abhimanyu Mishra acaba de atingir o status de Grande Mestre do xadrez. Com o título conquistado pelo garoto, ele passa a ser o mais jovem da história a conseguir tal feito.

Mishra, de 12 anos, conseguiu sua última vitória necessária para ser um Grande Mestre nesta terça-feira (30), no torneio Vezerkepzo GM Mix em Budapeste, Hungria, derrotando o também Grande Mestre Leon Luke Mendonca.

“GM Abhi é agora o mais jovem Grande Mestre da história, quebrando o recorde de GM Sergey Karjakin. Parabéns a Abhi de seus amigos do US Chess!”, parabenizou a Federação de Xadrez dos Estados Unidos.




Abhimanyu já tinha quebrado o recorde de mestre na modalidade mais jovem dos Estados Unidos aos nove anos e o mais novo mestre internacional com 10 anos.

Para quem não sabe, o título de Grande Mestre é o mais alto que um jogador de xadrez pode alcançar. Ele é concedido de forma vitalícia pela FIDE (Federação Internacional de Xadrez) depois que três normas são atingidas.

Em resumo, os GMs são os jogadores de xadrez mais fortes do mundo.... 

Para efeito de comparação, o atual campeão mundial de xadrez, o norueguês Magnus Carlsen, tinha 13 anos, quatro meses e 26 dias quando se tornou um Grande Mestre. 

Abhimanyu Mishra, que é natural de Nova Jersey, conseguiu o feito com um ano de vantagem: aos 12 anos, quatro meses e 25 dias..

No Brasil, somente 14 jogadores possuem o título de GM. Nada mau para um garoto de 12 anos.



Nenhum comentário:

Seguidores